Osteopatia

A Osteopatia é uma ciência que se baseia na anatomia e na fisiologia do corpo humano centrando o paciente na sua globalidade, não focando apenas a atenção nos sintomas que este apresenta.

No seu contexto holístico, utiliza técnicas manuais para avaliar e tratar as diminuições de mobilidade que possam existir a nível visceral, neuro-músculo-esquelético ou craniano, procurando reequilibrar o organismo. Assim sendo, ao normalizar a postura, a vascularização, a inervação e o movimento das estruturas afetadas, permitirá o alívio da dor.

Osteopatia

A quem se destina a Osteopatia?

A osteopatia é recomendada como medicina preventiva e complementar associado a outro tipo de especialidade ou individualmente a pessoas dos 0 aos 100, passando pelas grávidas e pelos atletas.

O que pode tratar a osteopatia?

O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois abrange todo o corpo humano. Esta pode tratar as doenças mais frequentes, nomeadamente ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e tensões e contraturas musculares.

A lista abrange ainda muito dos problemas decorrentes de acidentes de viação, quedas, fraturas ou cirurgias. A osteopatia pode ajudar a resolver também enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, insónias, depressão, vertigens, labirintites, sinusites, glaucoma, tensão pré-menstrual, obstipação, stresse e problemas respiratórios. O osteopata não elimina apenas as consequências do problema, pois ele vai à procura da causa , assim determina e trata a disfunção na sua origem.

Durante as consultas, procura sempre desvendar a razão do sintoma para poder curar o doente. Para isso, e utilizando as mãos como instrumento, recorre a diversas técnicas.

Pouco importa a causa da lesão, estou grata por ajudar.